Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de junho de 2010

É tempode Copa do Mundo, cuide de seu coração torcedor

Copa do Mundo mexe com o coração dos torcedores: para o bem e para o mal*

*Matéria publicada pela editora do UOL Ciência e Saúde, Tatiana Pronin, em 01 de junho.


Assistir a jogos importantes, como os da Copa do Mundo, mexe com o coração dos amantes de futebol, como todo torcedor sabe. Vários estudos já mostraram que partidas decisivas podem elevar a ocorrência de ataques cardíacos. Porém, se o time "do coração" vencer, o efeito pode ser exatamente o oposto: a chance de sofrer um problema diminui, como afirma o médico gaúcho Leandro Zimerman, membro do conselho da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).
A adrenalina aumenta os batimentos do coração e favorece a constrição dos vasos, elevando a pressão arterial. É por isso que fortes emoções, como a do futebol, elevam o risco de arritmia (instabilidade nos batimentos cardíacos) e morte súbita (o coração para de bater devido a algum bloqueio na artéria).
Um trabalho feito por pesquisadores da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, após a Copa do Mundo de 2006, mostrou que o risco de um ataque cardíaco ou outro problema cardiovascular em homens foi três vezes maior nos dias em que a seleção alemã jogou.

"Todo momento de estresse intenso, mesmo positivo, pode aumentar os riscos de eventos cardíacos. Por outro lado, emoções positivas têm efeito protetor sobre o coração", pondera. Ou seja: a decisão pode até colocar o coração do torcedor em risco, mas, após a vitória, os benefícios superam os malefícios porque química do bem-estar age como protetor cardíaco. O médico ressalta, no entanto, que mais estudos são necessários para corroborar esses resultados.


Leia toda a matéria no site do Uol.

Leia também a matéria Coração de torcedor do Caderno Vida de Zero Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário